No último dia 31 de março, a convite da professora Marilândes Melo e do professor Reginaldo plácido, turmas do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do IFC Araquari receberam a visita da professora Alessandra Cristina Bernardino para ministrar uma aula especial sobre “Educação e Relações Étnico-Raciais”.
A professora é graduada em Pedagogia e possui curso de Pós-graduação em Psicopedagogia. É gerência de educação (GERED) de Joinville e também participa de atividades sociais como o Movimento de Consciência Negra Brasil Nagô e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Em sua conferência a professora enfatizou a importância da necessidade da construção de um mundo no qual sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.
Abordou também as condições da população brasileira no que diz respeito à etnia e em especial a condições dos jovens, além de divulgar campanhas existentes contra o racismo e a história da exclusão educacional no país. Discutiu também a ideia de mito da democracia racial no Brasil e a Lei 10.639/03, que dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão da temática “História e Cultura Afro-brasileira” no currículo escolar, como uma medida que afirma o direito à diversidade étnico-racial na educação escolar.
Com esta contribuição especial da professora Alessandra, o IFC se coloca nos debates sociais importantes na construção de uma educação e de um Brasil mais justos, por meio da formação de profissionais mais críticos e aptos a trabalhar com a diversidade.