Uma noite de informação e integração para os calouros dos cursos de Licenciatura em Química (LIQUI) e Licenciatura em Ciências Agrícolas (LICA) do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari. Na terça-feira, 23 de março, os estudantes dos dois cursos se reuniram para confraternizar o início de mais um ano com diversas atividades, organizadas pelos estudantes dos Centros Acadêmicos, orientados pelas coordenações.
Momento de apresentações
A noite iniciou com os coordenadores de curso falando aos presentes e fazendo as apresentações. A coordenadora da Licenciatura em Química, Anelise Grünfeld de Luca, e o coordenador da Licenciatura em Ciências Agrícolas, Überson Boaretto Rossa, iniciaram as apresentações e deram as boas vindas aos estudantes. Falaram também ao público o Coordenador de Ensino Superior, Fernando José Braz, e a Coordenadora de Extensão, Kátia Hardt Siewert.
Na sequência do evento foram apresentados, brevemente, os professorespresentes no evento. A palavra foi passada então para o Presidente do Centro Acadêmico da Licenciatura em Química, Rodrigo Laurêncio, que desejou as boas vindas a todos e explicou as demais atividades da noite.
Para fechar este primeiro momento, a coordenadora do Pibid LIQUI, Karine Arend, chamou ao palco os estudantes que fazem parte do projeto sob sua coordenação, para a apresentação de um teatro. Os estudantes encenaram uma sala de aula, com lições da área de química, finalizando o teatro com uma importante lição sobre a importância de ser professor e a necessidade de valorizá-los.
Momento de descontração
A segunda parte da noite foi de diversão e integração, no ginásio da instituição. Com os alunos do Centro Acadêmico à frente das brincadeiras, todos aqueles que entravam tinham uma marca colorida em seus rostos e ganhavam uma faixa, dividindo as equipes por cores.
Calouros, veteranos, professores e técnicos-administrativos brincaram de amarrar as pernas e correr, passar balões d’água, procurar objetos dentro da farinha e corrida com ovo. Como premiação, a equipe vencedora ganhou uma caixa de livros para dividirem entre seus integrantes.
Ao final, os estudantes veteranos deram aos seus calouros uma sementinha, como símbolo para “cultivar a amizade”.
O Centro Acadêmico de Química ainda aproveitou o momento para fazer a premiação de uma ação que tinha como objetivo vender palpites de quantos bombons havia dentro de um pote. A vencedora foi a aluno Gabriela Cristina Souza, da LIQUI.
Para fechar a noite foi servido um coquetel aos participantes. Estes momentos de convivência são essenciais para a vida estudantil daqueles que ingressam em uma graduação, para aprender com a experiência e interagir com seus novos amigos e futuros colegas de profissão.
Texto e imagens: CECOM/Araquari